metodologia ativa de aprendizagem

jogos de empresas

Luiz Antonio Titton

Prof. Dr. Luiz Antonio Titton

Informações sobre os nossos jogos de empresas

Nossos jogos de empresas têm excelente aceitação entre os alunos de graduação e pós porque já vieram para o meio acadêmico testados no mercado corporativo em treinamentos reais do mundo profissional. Passaram pelas adaptações necessárias para a aplicação acadêmica e desde 2005 vêm evoluindo com as inovações tanto na Didática como nos meios tecnológicos de TI.

Competências desenvolvidas

Informações sobre a metodologia

Esse jogo utiliza Metodologias Ativas e enquadra-se como uma estratégia de Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning). Possui elementos de jogos, por isso recebe a denominação de Jogo e sendo assim, também, é uma atividade que usa gamificação. Utiliza sessões de Debriefing, como instituída pela International Simulation and Gaming Association, na qual o instrutor é membro atuante no papel de facilitador. Outra técnica de Metodologia Ativa utilizada é a revisão por pares (Peer Review). Para maiores esclarecimentos estamos a disposição bastando agendar uma videoconferência para tratar com maior detalhamento.

A dinâmica do curso é inicialmente individual e com formação de equipes ao longo do curso conforme forem sendo identificadas afinidades de pessoas em torno de projetos. Mesmo individualmente, o trabalho colaborativo é realizado na forma de revisão por pares que poderá impulsionar a agregação em equipes. 

Luiz Antonio TItton

Instrutor

Pela Universidade de São Paulo, possui graduação em Administração 1992, mestrado em Administração de Organizações 2006, doutorado em Administração 2011, pós doutorado em contabilidade 2017. Como formação complementar, são relevantes os cursos de pesquisa social e comportamental pela Universidade de Miami, falências e recuperação judicial pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é sócio fundador da startup News Cool Tecnologia Educacional, incubada no Polo Tecnológico SUPERA, no campus da USP de Ribeirão Preto SP. É membro do conselho consultivo da ISAGA International Simulation and Gaming Association. Tem experiência na área de Administração, com ênfase na educação do nível superior, atuando principalmente nos seguintes temas Metodologias Ativas e Simuladores Educacionais. Na sua linha de pesquisa de Metodologias Ativas desenvolveu ao longo de sua carreira profissional de mais de 35 anos diversos simuladores que já foram adotados por Instituições Financeiras e Universidades. Ministra aulas em graduação e pós graduação nas disciplinas de Estratégia, Marketing, Finanças, Operações e Recursos Humanos especialmente como facilitador em jogos de empresas e outras atividades educacionais com uso de simuladores. Produziu simuladores de administração geral, finanças, finanças setoriais bancárias, logística, marketing, estratégias de marketing, operações, engenharia de produção, aprendizagem e nutrição. Atua desde 1993 como auditor de condomínios registrado no Conselho Federal de Administração.