Jogo de Startups

Crie sua startup

Luiz Antonio TItton

Prof. Dr. Luiz Antonio Titton

Informações sobre o jogo

A inovação é uma solução potencialmente interessante para a maioria das empresas em tempos turbulentos. Sendo assim, o desenvolvimento de competências empreendedoras voltadas para a inovação é uma forma de promover o treinamento corporativo com possibilidades de gerar a ocorrência de intraempreendedorismo de forma efetiva. Os participantes são incentivados a buscar novas ideias de serviços e produtos que a empresa possa adotar fazendo todo o processo da mesma maneira que startups fariam. O resultado é apresentado para a administração no final do curso que pode premiar as melhores ideias, adotar na sua linha de produção ou, como já temos notícia, patrocinar como sócia para a criação de uma nova empresa satélite fornecedora da nova solução.

Esse jogo pode ser usado de três formas: busca de novos produtos ou serviços, ou como forma de desenvolvimento de equipe de vendas usando os produtos ou serviços já existentes, ou individualmente. O programa do curso e o material instrucional de apoio são diferentes para cada utilização e na versão abaixo é apresentada a última, ou seja, a forma em que os participantes querem criar uma startup. 

O primeiro fundador é chamado de Responsável pelo Projeto da Startup, por isso esse jogo é chamado de Individual. Mas, é esperado que esse responsável acrescente no time outras pessoas e, dessa forma, ele cria uma startup completa. Por isso, ele começa individualmente, mas evolui para um time como parte essencial para o sucesso da empresa.

Ainda assim, parte do seu trabalho é avaliado de forma colaborativa por outras startups, mentores e professores. Por isso, há colaboração porque você vai aprender durante o processo a colaborar com outras empresas em formação – isso é o que forma e dá força ao ecossistema de startups. Benvindo a ele!

Carga horária total: 40 horas (incluindo atividades individuais e colaborativas)

Competências desenvolvidas

Informações sobre a metodologia

Esse jogo utiliza Metodologias Ativas e enquadra-se como uma estratégia de Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning). Possui elementos de jogos, por isso recebe a denominação de Jogo e sendo assim, também, é uma atividade que usa gamificação. Utiliza sessões de Debriefing, como instituída pela International Simulation and Gaming Association, na qual o instrutor é membro atuante no papel de facilitador. Outra técnica de Metodologia Ativa utilizada é a revisão por pares (Peer Review). Para maiores esclarecimentos estamos a disposição bastando agendar uma videoconferência para tratar com maior detalhamento.

A dinâmica do curso é inicialmente individual e com formação de equipes ao longo do curso conforme forem sendo identificadas afinidades de pessoas em torno de projetos. Mesmo individualmente, o trabalho colaborativo é realizado na forma de revisão por pares que poderá impulsionar a agregação em equipes. 

Luiz Antonio TItton

Instrutor

Pela Universidade de São Paulo, possui graduação em Administração 1992, mestrado em Administração de Organizações 2006, doutorado em Administração 2011, pós doutorado em contabilidade 2017. Como formação complementar, são relevantes os cursos de pesquisa social e comportamental pela Universidade de Miami, falências e recuperação judicial pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é sócio fundador da startup News Cool Tecnologia Educacional, incubada no Polo Tecnológico SUPERA, no campus da USP de Ribeirão Preto SP. É membro do conselho consultivo da ISAGA International Simulation and Gaming Association. Tem experiência na área de Administração, com ênfase na educação do nível superior, atuando principalmente nos seguintes temas Metodologias Ativas e Simuladores Educacionais. Na sua linha de pesquisa de Metodologias Ativas desenvolveu ao longo de sua carreira profissional de mais de 35 anos diversos simuladores que já foram adotados por Instituições Financeiras e Universidades. Ministra aulas em graduação e pós graduação nas disciplinas de Estratégia, Marketing, Finanças, Operações e Recursos Humanos especialmente como facilitador em jogos de empresas e outras atividades educacionais com uso de simuladores. Produziu simuladores de administração geral, finanças, finanças setoriais bancárias, logística, marketing, estratégias de marketing, operações, engenharia de produção, aprendizagem e nutrição. Atua desde 1993 como auditor de condomínios registrado no Conselho Federal de Administração.

Pessoas interessadas neste curso também visualizaram

Você vai desenvolver suas competências na área de vendas por meio das mesmas técnicas adotadas pelas startups. Um profundo conhecimento de seu produto e do cliente são mapeadas para que sua argumentação avance para um novo patamar de eficácia em vendas.

 

Se seu propósito é iniciar uma startup esse é um uso do Jogo de Startups que pode ser o primeiro passo antes de investir tempo e dinheiro. Serve como preparação de sua ideia para submeter seu projeto para uma aceleradora ou incubadora. E, dependendo do seu grau de desenvolvimento e qualidade do seu projeto, não há porque não apresentar diretamente a investidores. Clique aqui e saiba mais.

O Jogo da Sede é uma simulação de gestão de empresa de comércio e indústria de refrigerantes. Tem a função de integrar conhecimentos obtidos em cursos da área de negócios e tem aplicação em cursos superiores. Na versão atual utiliza inteligência artificial pra individualizar os feedbacks para os alunos em cada ciclo. Foi criado em 1995 e, desde então, vem sendo utilizado em graduação e pós-graduação por todo o Brasil e países da Europa, Ásia e América do Norte. 

Programa - O que você aprenderá com este curso

Ciclo

1

Tempo para concluir 4 horas

Começando com uma ideia - seu projeto

As ideias que todos têm quando trabalham em um lugar podem ser grandes avanços para a empresa, mas poucos têm a oportunidade de realmente desenvolver a ideia e propor para a empresa um novo serviço ou produto. Nesse módulo iremos aprender a descobrir ideias novas e preparar tudo para iniciar uma sequência de passos para testar e validar como um projeto. Esse projeto é o mesmo que um desenvolvimento de startup e pode chegar a um bom resultado ou não. Como resultado, você irá aprender a desenvolver negócios a partir de ideias.

Tempo total: 1 hora e 10 minutos. 12 textos essenciais (4 minutos em média de leitura), 4 videos (5 minutos em média cada)

Material adicional (opcional): 10 textos (3 minutos em média de leitura)

Ciclo

2

Tempo para concluir 8 horas

Investigando clientes

Antes de avançar no projeto, a primeira etapa de inovação é conhecer os clientes. Sendo assim, você irá aprender a conversar com eles para obter informações sobre a necessidade que eles teriam com relação a sua ideia. Não se trata de fazer uma pesquisa, nem uma entrevista. É uma técnica de procura do propósito do cliente, do que ele precisa fazer. Isso é baseada na Teoria Job To Be Done (JTBD) e é usada por todas startups que começaram com uma ideia simples e conseguiram crescer tornando-se empresas com valor de mais de 1 bilhão de dólares. 

Tempo total: 1 hora e 10 minutos. 1 texto essencial (4 minutos), 1 vídeo (5 minutos)

Material adicional (opcional): 1 textos (3 minutos)

Ciclo

3

Tempo para concluir 2 horas

Propondo uma solução

Depois que fez o levantamento das necessidades do cliente é hora de pensar em uma solução. Um produto ou serviço novo ou que melhora o que o cliente precisa fazer. Então, é um passo anterior a criar o novo produto ou serviço. Sendo assim, será feita a descrição dessa proposta de solução nas 3 dimensões que interessam para realmente ter sucesso. Sendo assim, será feita além da descrição do que ele faz, a lista de criadores de ganhos e supressores de dores – termos usados para descrever aquele algo a mais que você pode entregar para o cliente.

Tempo total: 1 hora e 10 minutos. 1 texto essencial (4 minutos), 1 vídeo (5 minutos)

Material adicional (opcional): 1 textos (3 minutos)

Ciclo

4

Tempo para concluir 2 horas

Focalizar um segmento

Não é possível que seu produto tenha sucesso no mundo todo, afinal são 7 bilhões de pessoas. Então, nesse módulo você irá definir um segmento de clientes que vai direcionar tanto a continuação do desenvolvimento do seu novo produto ou serviço, como também vai servir para formatar a estratégia de marketing. É uma parte muito empolgante  da criação de um negócio e essencial para qualquer inovação.

Tempo total: 1 hora e 10 minutos. 12 textos essenciais (4 minutos em média de leitura), 4 videos (5 minutos em média cada)

Material adicional (opcional): 10 textos (3 minutos em média de leitura)

Ciclo

5

Tempo para concluir 2 horas

Analise seu trabalho

Esse módulo é quando acontece o seu aprendizado que vai ser útil para o resto da sua vida. Isso porque é o momento da verdade porque você vai comparar o que criou com o que o cliente disse que deseja. Você vai avaliar tanto o que fez para melhorar o produto ou serviço, como para se preparar para o módulo módulo.

Tempo total: 1 hora e 10 minutos. 12 textos essenciais (4 minutos em média de leitura), 4 videos (5 minutos em média cada)

Material adicional (opcional): 10 textos (3 minutos em média de leitura)

Ciclo

6

Tempo para concluir 4 horas

Pesquisa da solução

Nesse módulo você vai confrontar o que fez com o que o cliente deseja. É um momento da verdade em termos de descobrir o quanto o mercado está disposto a comprar sua ideia. Não se trata de opinião, é colocar o produto ou serviço para venda, em um teste. Em inglês isso chama-se teste de market-fitness, que significa o quanto sua proposta combina com o que o mercado deseja. Se algo pode dar errado é nesse momento que isso vai aparecer e você terá a chance de voltar atrás e rever sua proposta de solução até considerando o que o cliente comenta – isso faz parte do processo.

Tempo total: 1 hora e 10 minutos. 12 textos essenciais (4 minutos em média de leitura), 4 videos (5 minutos em média cada)

Material adicional (opcional): 10 textos (3 minutos em média de leitura)

Ciclo

7

Tempo para concluir 4 horas

Construa a sua proposta de valor

Com toda experiência que conseguiu até aqui chegou a hora de formalizar isso. Cada detalhe que foi descoberto até aqui precisa ser documentado. Mas, não se preocupe, fazer isso é muito fácil com o esquema chamado Proposta de Valor. Você vai usar um jeito visual e muito fácil para poder explicar o que o cliente deseja e o que sua proposta de solução entrega para ele. Esse é um dos modelos usados pelas startups.

Tempo total: 1 hora e 10 minutos. 12 textos essenciais (4 minutos em média de leitura), 4 videos (5 minutos em média cada)

Material adicional (opcional): 10 textos (3 minutos em média de leitura)

Ciclo

8

Tempo para concluir 2 horas

Segundo momento de análise

Novamente, uma pausa para a reflexão e aprendizado. Só que dessa vez, você vai ter a chance de rever os itens que foram sendo registrados para confirmar se a sua proposta de solução faz sentido e é viável. É um momento da verdade, também, porque a sua vivência será necessária e, talvez, você precise conversar com mais alguém que entenda mais do produto ou serviço que você criou para melhorar mais ainda a ideia original já modificada ao longo do processo até aqui. 

Tempo total: 1 hora e 10 minutos. 12 textos essenciais (4 minutos em média de leitura), 4 videos (5 minutos em média cada)

Material adicional (opcional): 10 textos (3 minutos em média de leitura)

Ciclo

9

Tempo para concluir 4 horas

Crie o seu persona

É difícil explicar um produto ou serviço novo se não tivermos em mente quem é o cliente. A persona é uma figura imaginária do seu cliente. Só que criaremos esse persona usando os dados que conseguimos anteriormente. A persona será criada para explicar o produto ou serviço que você criou. E, é a base para sua apresentação da criação para investidores internos na sua empresa ou até mesmo da própria empresa.

Tempo total: 1 hora e 10 minutos. 12 textos essenciais (4 minutos em média de leitura), 4 videos (5 minutos em média cada)

Material adicional (opcional): 10 textos (3 minutos em média de leitura)

Ciclo

10

Tempo para concluir 4 horas

Modelo de negócios

Detalhe um pouco mais como funciona essa proposta, mas dessa vez como um negócio. Quem serão os fornecedores, parceiros chave, atividades fundamentais e recursos chave para que tudo funcione. Como será a comunicação e canal de entrega aos clientes. Quais serão os recursos necessários e qual a melhor forma de cobrar dos clientes. Tudo isso é feito rapidamente usando o modelo chamado Business Model Canvas, outra ferramenta das startups.

Tempo total: 1 hora e 10 minutos. 12 textos essenciais (4 minutos em média de leitura), 4 videos (5 minutos em média cada)

Material adicional (opcional): 10 textos (3 minutos em média de leitura)

Ciclo

11

Tempo para concluir 4 horas

Validação

Prepare sua apresentação do produto – serão apenas 10 slides para você apresentar a sua ideia. Só que tudo o que você precisa saber já está pronto. É só escrever, treinar e fazer uma apresentação. Nessa hora, pense como uma startup. Vamos mostrar como fazer uma apresentação curta, mas muito dinâmica.

Tempo total: 1 hora e 10 minutos. 12 textos essenciais (4 minutos em média de leitura), 4 videos (5 minutos em média cada)

Material adicional (opcional): 10 textos (3 minutos em média de leitura)