Propósito e objetivos

O que são Propósito e Objetivos/Resultados chave (OKR) do Negócio

Como disse John Doerr, o motivo que leva empresas como a Google, Intel e Bono a adotar uma técnica conhecida como OKR não pode ser ignorado. Conclui-se que elas sabem o que estão fazendo e mostraram resultados concretos. Essas empresas têm em comum a visão clara de ter propósito e objetivos.

Quando John assisti a palestra Porque o sucesso dos negócios é definir metas corretas, compreendi porque alguns negócios que abri não avançaram. Resumindo, faltou definir o propósito e objetivo corretos por que para mim, eram duas palavras que significavam a mesma coisa. Mas, no mundo dos negócios, é um grande erro confundir as coisas.

Nesse texto vou explicar o que é objetivo e, depois, vou demonstrar o que é propósito.

O que vem a ser objetivo e resultados chave

A sigla OKR vem de Objective and Key Results (objetivo e resultados chaves). Se não gosta de ouvir inglês ou ler legendas, veja o que é OKR pelo que diz a Beatrice, Gestora de Processos na TecnoSpeed — ela explica com muita clareza – vale a pena assistir (são só 6 minutos).

A ideia central da técnica OKR é que a execução é que mais importa. Embora pareça óbvio, é necessário explicar: o objetivo é o que desejamos executar e os resultados chaves são o como vamos atingir o objetivo.

Um objetivo deve ter 4 características essenciais:

  • significativo,
  • concreto,
  • orientado para a ação
  • inspirador.

E os resultados chave também tem características essenciais, eles devem ser:

  • específicos e limitados pelo tempo (prazo)
  • agressivos, mas realistas
  • mensuráveis e verificáveis

O que chama atenção é que parecem afirmações e exigências bobas, de tão óbvias. Mas, já tentou fazer isso para a sua empresa? Sendo assim, pensa nisso: se essa pode ser a sua chance de ter um planejamento estratégico de primeira qualidade e de maneira simples, porque não usar?

O que é propósito

Parece mais da mesma coisa para quem já está acostumado com metas e planos nas empresas. Mas, o que diferencia essa técnica é que ela leva em conta o propósito. Ou seja, um objetivo sem um propósito não faz sentido e é justamente o que acabamos fazendo nas nossas vidas, na nossa família e, por fim, na nossa empresa. Dessa forma, a falta de um propósito bem definido é que faz com que o objetivo seja estabelecido de forma errada e, por consequência, a forma como iremos atingi-lo também.

O propósito deve responder à pergunta: por que?

O que estou querendo mostrar é que o propósito explica por que você está começando o seu negócio. Entretanto, uma coisa interessante a respeito do propósito é que ele pode não ser nunca atingido, na verdade na maioria das vezes ele é um ideal que você entregou para sua empresa.

Pense bem, você pode até querer abrir uma empresa para fazer dinheiro, ter prestígio ou até mesmo para ter um passatempo. Entretanto, a empresa em si não tem o mesmo objetivo que você.

Para você ser um empreendedor, seu negócio tem como propósito uma dessas 3 opções:

  • Consertar algo que errado
  • Melhorar algo que não funciona bem
  • Preservar algo que merece ser preservado

Pense em algumas das empresas que citamos (Google, Intel, Bono) e até mesmo o Uber! Com certeza, cada um deles tem um propósito que se enquadram em uma dessas 3 opções.

Não se trata de tentar atingir o propósito, mas o de lutar por ele. Como consequência, sua empresa para de buscar clientes e passa a conquistar seguidores. Pense nisso.

 

Juntando os 2 conceitos

Enquanto você desenvolve sua empresa e faz ela crescer, para cada etapa do seu desenvolvimento ou do momento, devem ser traçados propósito e objetivos. Mas, note que o propósito da empresa continua o mesmo, enquanto que o objetivo vai se adaptando e sendo criado para cada momento ou etapa.

Os resultados chave são aqueles pontos da execução que são mensuráveis. Eles podem ser medidos, controlados e podem ser apresentados. É a forma que você mesmo usa para saber quanto fez e quanto falta para completar o seu objetivo. É o COMO será feito e como será controlada a execução.

O ponto de partida é justamente a parte mais sonhadora e louca: qual o propósito de sua empresa? É essa definição que irá motivar tanto você como todos os que ouvirem seu entusiasmo ao falar do que você faz e porque seu produto ou serviço é tão importante. É o que vai motivar seus empregados mais do que o salário. É o que vai dar orgulho a eles, de trabalhar para um propósito e objetivos.

Se você acha que é impossível uma empresa brasileira alcançar sucesso, veja o que a Ebanx conseguiu nesse texto (4 minutos de leitura). Tudo veio de um propósito bem definido.


Distinguindo e trabalhando com propósito e objetivos

O Propósito é algo que sua empresa pretende consertar, melhorar ou preservar no mundo. Não é algo atingível, mas é algo que cativa e motiva você a construir um negócio que faça a diferença no mundo.

Por outro lado, Objetivo é algo que você pretende atingir em um prazo definido, é claramente identificável, é orientado para a execução e é inspirador porque é um desafio.

E, por fim, os Resultados chave são o detalhamento do que precisa ser feito para atingir o objetivo.

Faça uso desta separação e como exercício para sua vida: pense no que é o propósito da sua própria vida. A sua faculdade, por exemplo, é um fim ou um meio para atingir seu propósito? Se sua faculdade é um meio para seu propósito, seu objetivo é o de encerrar o curso com sucesso. E, os Resultados chave são concluir cada disciplina, também, com sucesso. Será que se você definir como ideia de negócio algo que esteja alinhado com seu curso já não está caminhando para atingir seu propósito?

Se você prestar atenção irá confirmar que tudo o que você faz na vida tem propósito e objetivos. Porém, nem sempre eles são claramente percebidos. Então, defina seu propósito também, afinal abrir uma empresa pode mudar sua vida e nada melhor que conhecer bem os propósitos de tudo isso.