Como investir para abrir sua empresa sem ter dinheiro – Trabalhe 4 horas por semana

O seu tempo é o maior patrimônio que você tem, depois das suas habilidades. Quando você trabalha em uma empresa, note que o chefe quer você lá no horário de trabalho para cumprir as horas e, nessas horas, esta a pagar para que faça o que você sabe fazer. Esse é seu contrato de trabalho.

As habilidades, por sua vez, não são necessariamente resultado de ter estudado, o que conta mesmo é saber fazer. As pessoas talvez não pensem muito nisso, mas ao fazer um curso estão querendo aprender a fazer, o diploma não passa de um documento que comprova que você completou o curso. Mas, o que conta na hora de se oferecer para um emprego ou abrir um negócio é a realidade dos fatos: sabe fazer, ou não.

Então, se pensarmos sem medo de ser felizes, o seu tempo e habilidades formam o capital necessário para começar seu negócio – ele é todo seu e ninguém precisa dar palpite sobre isso. Faça a administração do seu tempo. Você é dono da sua vida, não deixe a vida te levar!!!

Uma vez em que tive que esperar algumas horas em uma baldeação entre um vôo e o próximo, em um aeroporto comprei um livro para ler enquanto esperava – só para passar o tempo. O critério foi simples: tinha que ser leve (por causa do peso da mala), fácil de ler (porque não estava com vontade de estudar, só queria passar o tempo) e barato (lógico). Vi esse livro e achei o tema bastante vendável e comprei sem maiores pretensões do que passar o tempo. Foi um achado! Não apenas é um ótimo livro como, também, tinha um ótimo roteiro para conseguir abrir meu negócio (mais uma vez, estou na minha quinta empresa). O livro chama-se Trabalhe 4 horas por semana, do Tim Ferris.

O Tim vendeu milhões de livros partindo da ideia de que se você se dedicar 4 horas de semana de trabalho para você, você poderá criar uma nova vida com muito mais prosperidade. Se não fosse bom, não tinha vendido tantos livros, né…

Uma visão interessante é que durante nossa jornada de trabalho, somos realmente pouco produtivos e motivados – afinal, entregamos nosso tempo a preço fixo e a empresa não tem como saber se eu realmente estou me dedicando como faria se fosse para mim mesmo. Na verdade, não há como saber se estou só “enrolando” para passar o tempo ou trabalhando com garra e vontade.

Como empregados, nosso tempo realmente produtivo poucas vezes passa de 4 horas por semana. No restante do tempo (36 horas?!), passamos resolvendo outras coisas que não são realmente importantes ou, no mínimo, não dão lucro para a empresa em que trabalhamos. Significa que a empresa gasta uma enorme parte do tempo que nos paga com uso não produtivo e nossa verdadeira produtividade não é usada totalmente.

Partindo dessa ideia, se pudéssemos nos dedicar, dando o melhor de nós, durante apenas 4 horas por semana, para produzir e construir algo para nós mesmos, teríamos mais de 200 horas por ano para construir um novo futuro (são mais de 50 semanas por ano X 4 horas = mais de 200 horas em um ano).

O que você acha disso? Você estaria disposto a dar 4 horas por semana de trabalho com o máximo de dedicação para você mesmo, não para uma empresa ou para o seu emprego?

É o que esse livro mostra. Não precisa ler o livro inteiro – por enquanto basta entender a mensagem do livro, veja o resumo do livro nesse vídeo. Mas, se você gosta de ler vale a pena comprar, nem que seja usado, uma cópia e ler inteiro – ele vai muito além dessa ideia e conta como ele fez para melhorar muito a sua própria vida. Um outro resumo, também muito legal, está nesse outro vídeo. Vale a pena ver os dois vídeos, só para pegar bem o que o Tim inventou.

Aliás, eu fiz o que ele prega no livro, só que eu me dedicava mais tempo por semana e hoje minha startup me toma mais de 4 horas por semana. Afinal, se eu tenho como criar um negócio de sucesso praticamente sem dinheiro e usando o meu maior capital – meu tempo – porque eu não faria isso? Ah, uma dica: aqui nesse link você consegue ver algumas páginas do livro, mas não compra sem ver o preço dele usado, às vezes pode sair mais barato.

Se você já leu o livro, lá ele tem um mapa para ajudar a planejar seu futuro usando as 4 horas por semana, não se preocupe em fazer o que ele pede lá, no sistema Newis.Cool temos um modelo muito melhorado para você fazer isso já com a agenda ligada nas suas decisões sobre como usar o seu tempo.

Escreva seu COMPROMISSO com você mesmo de dar essas 4 horas por semana PARA VOCÊ MESMO, não para o futuro, mas para daqui a pouco tempo. Faça isso no sistema passo a passo da Newis.Cool ou no seu caderno de desenvolvimento do negócio (se não está ainda usando o sistema). Se ainda não está usando, deixe comentário aqui embaixo.